Os melhores álbuns e mixtapes de 2012 (USA)

Este post é feito em conjunto com a página do facebook Rap Noticias PT-US e escrito por João Moura

Todos os projectos envolvidos neste top são apenas uma opinião pessoal de quem escreveu e está justificada em baixo da imagem.
Obrigado a quem dedicou o seu tempo a ler.

As 10 melhores mixtapes:
10 – Domo Genesis e Alchemist – No Idols
9 – Ritz – White Jesus Revival
8 – XV – Popular Demand
7 – Angel Haze – Classick
6 – Freddie Gibbs – Baby Face Killa (BFK)
5 – Action Bronson e Party Supplies – Blue Chips
4 – Action Bronson e Alchemist – Rare Chandeliers
3 – Joey Bada$$ – 1999
2 – Captain Murphy – Duality
1 – Big K.R.I.T. – 4EvaNADay

Os 10 melhores álbuns:
10 – KA – Grief Pedigree
9 – Big K.R.I.T. – Live From the Underground
8 – Roc Marciano – Reloaded
7 – ScHoolboy Q – Habbtis & Contradictions
6 – El-P – Cancer 4 Cure
5 – Apollo Brown e O.C. – Trophies
4 – Nas – Life is Good
3 – Killer Mike – R.A.P. Music
2 – Ab-Soul Control System
1 – Kendrick Lamar – Good Kid M.A.A.D. City

Mixtapes:
10 – Um ano de luxo de Alchemist, depois do excelente álbum a solo “Russian Roulette” uma das mixtapes que lançou foi esta com o membro da Odd Future Domo Genesis. De destacar o tema “Elimination Chamber” que é para mim um dos temas do ano.

9 – Ritz depois da reedição da mixtape “White Jesus” assinou de seguida pela label Strange Music de Tech N9ne. É a melhor maneira que tenho para mostrar o bom trabalho realizado este ano pelo rapper.

8 – XV não é assim tão conhecido. 27 anos, este rapper de Kansas só neste ano de 2012 brindou os seus fãs com esta grande mixtape, um bom EP “Awsome EP” e uma mixtape colaborativa de nome “Squarians Vol.1″. Este é o seu melhor deste ano sem dúvida.

7 – Uma das revelações deste ano, teve mesmo direito a entrar no Cypher da BET. A mixtape “Clássick” é apenas mais uma mixtape em que a rapper mostra a sua enorme qualidade tanto a nível de rimas como no seu flow impecável. O seu EP “Reservation” não deve ser ignorado. Vale bem a pena.

6 – Freddie Gibbs é, na minha opinião, um dos responsáveis por trazer de volta aquele gangsta rap que gostava de ouvir. Depois da excelente mixtape “Cold Day In Hell” (possivelmente a minha preferida de 2011) volta agora em grande forma com esta “Baby Face Killa”. Um dos rappers com melhor flow da actualidade…

5 – Action Bronson é um dos rappers com mais destaque durante este ano. Depois de lançar o ano passado o excelente álbum “Dr. Lecter” volta a fazer das suas com as mixtapes lançadas este ano. “Blue Chips” e toda produzida por Party Supplies. O projecto correu tão bem que a “Blue Chips Vol.2″ já esta praticamente feita e será lançada no inicio de 2012.

4 – Já falei de Action Bronson e Alchemist, dois artistas que melhor aproveitamento tiveram em 2012 na minha opinião. Juntem-nos nesta mixtape e têm um excelente trabalho para ouvir, sem dúvida.

3 – Joey Bada$$ é o MC mais jovem desta lista de mixtapes de 2012 (apenas 17 anos), mas é sem dúvida aquele que melhor liricísmo nos pode oferecer! Impossível ficar indiferente a uma desta qualidade. Joey é acompanhado nesta mixtape por instrumentais que nos lembram aquele rap típico dos anos 90 e inícios de 2000.

2 – Captain Murphy trouxe uma das surpresas mais agradáveis que tive durante o ano de 2012! Captain Murphy não e nada mais nada menos que Flying Lotus e esta mixtape tem uma produção muito acima da média. Participações de rappers como Earl ou Azizi Gibson e nos instrumentais Just Blaze ou Jeremiah Jae para além do próprio FlyLo. O video que acompanhou o lançamento da mesma é também algo que vale bem a pena ver e rever.

1 – Não foi propriamente no álbum “Live From the Underground” que Big K.R.I.T. se destacou este ano na minha opinião. Apesar de ter sido dos álbuns mais bem produzidos que já ouvi nos últimos anos, o público alvo foi também ligeiramente diferente do que estamos habituados nas suas mixtapes. “4EvaNADay” é um dos meus projectos preferidos deste ano e K.R.I.T. é dos artistas mais completos da actualidade. O futuro do rap do sul vive em Mississipi!

Álbuns:
10 – KA não lançava um álbum desde 2008 e este “Grief Pedigree” foi uma das melhores surpresas do ano de 2012 para mim. Não esperava um trabalho tão consistente da parte deste rapper de Brooklyn. Grandes letras e uma escolha de beats acertada.

9 – Big K.R.I.T. lançou o seu primeiro álbum este ano, depois das 3 mixtapes lançadas nos últimos dois anos este era um dos projectos mais aguardados de 2012. K.R.I.T. conseguiu convencer-me sem dúvida alguma com um dos álbuns mais bem produzidos dos últimos anos e, apesar de o publico-alvo ser ligeiramente diferente do das mixtapes, este trabalho coloca o rap do Sul no mapa em grande nível.

8 – Roc Marciano tem-se destacado muito também como produtor e com grandes participações em outros projectos durante este ano. Mas foi com o álbum “Reloaded” que conseguimos ter o melhor dele reunido num único projecto. Estilo inconfundível seja na produção ou nas rimas, é um daqueles mc’s que sabe bem como fazer e rimar em cima de “drumless beats” sem qualquer problema.

7 – ScHoolboy Q já tinha avisado que o seu álbum ia dar que falar, e deu mesmo. Carisma e atitude acima da média fazem deste rapper uma das futuras caras da West Coast apesar de ser de ter nascido e criado em Harlem. Depois deste projecto ScHoolboy Q passa a ser uma das referências do rap da actualidade.

6 – Aquele produtor e mc que muitos tinham saudades de o ver voltar ao activo. Voltou e em grande. Um álbum que levou anos a produzir e que mostra o cuidado do produtor com todos os detalhes a nível instrumental do álbum. Para quem ouviu Cannibal Ox, Company Flow ou mesmo outros projectos anteriores deste produtor/mc não podia esperar outra coisa. El-P voltou e traz consigo mc’s da nova geração. Vão ouvir falar muito dele num futuro próximo.

5 – Depois de um ano de luxo em 2011 Apollo Brown continua a trabalhar diariamente tornando-se num dos melhores produtores da actualidade. São alguns os mc’s envolvidos em projectos com ele, desta vez O.C. fez tudo o que foi possível para levar este trabalho para outro nível. E conseguiu. Para muitos é este o álbum do ano.

4 – Toda a gente conhece o Nas. Um dos únicos mc’s que se consegue manter no topo desde o início da sua carreira. Todos os álbuns que lançou, mesmo com altos e baixos, tem qualidade garantida. Este não é apenas mais um álbum de Nas. É um dos melhores álbuns do Nas. Numa altura em que muitos estavam na expectativa quanto a este projecto, Nas brinda os fãs com um álbum que fará parte da sua história nesta cultura.

3 – Killer Mike demorou a dar “o salto”, mas desta vez saltou directamente para o topo. “R.A.P. Music” foi produzido por El-P, segundo ele, em duas semanas. E Killer Mike trouxe consigo das melhores letras de 2012, é impossível ficar indiferente a temas como “Reagen” e “R.A.P. Music”. Agora que está finalmente no topo esperemos que Killer Mike nos continue a surpreender como em 2012.

2 – Esta era a derradeira oportunidade de Ab-Soul. Depois de lançar o álbum “Longterm Mentality” em 2011, Ab-Soul ou mostrava tudo o que tinha ou tornava-se em mais um mc da West Coast. Este álbum é para mim o mais subestimado do ano de 2012. Letras de grande qualidade, instrumentais à altura, grandes participações é tudo o que um grande álbum tem. Ab-Soul é um dos melhores mc’s da actualidade, escrevam isso.

1 – O melhor álbum do ano é também o que mais aguardava o seu lançamento. Depois do brilhante álbum “Section 80″ Kendrick Lamar abriu os ouvidos do público amante de rap e tornava-se numa possível cara que marcaria a história da West Coast. O lançamento do álbum “Good Kid M.A.A.D. City” provou isso mesmo. Kendrick veio para ficar. Este álbum tem poucas ou nenhumas falhas. Todos os instrumentais parecem feitos para ele, o flow é impecável, e ainda nos conta uma história ao longo de todos o álbum. Um marco no ano de 2012 e quem sabe na história da cultura Hip-Hop. Um ano recheado de participações em muitos projectos, todas de grande qualidade fazem de Kendrick Lamar o melhor mc da actualidade. Sem dúvidas!

Escrito por João Moura em Rap Noticias PT-US e Hip-Hop Sou Eu 

2 anos ago por em Exclusivos , Internacional , News | Podes seguir os comentários neste post RSS feed. Deixa-nos o teu comentário ou trackback no teu site.